O Técnico Superior Profissional de Gestão Hoteleira é o profissional apto para supervisionar, coordenar e controlar as atividades das secções da receção e dos andares que incorporam o departamento de alojamento das diferentes unidades hoteleiras.
Atividades Principais:
- Posicionar estrategicamente o de alojamento, assim como os produtos e serviços na unidade hoteleira;
- Elaborar o organograma do departamento de alojamento, bem como o fluxo de trabalho e de comunicação das diferentes secções;
- Elaborar as normas de serviço das diferentes secções, assim como os procedimentos relativos a reserva, chegada, receção, estadia e partida dos hóspedes, à limpeza e arrumação de áreas públicas, quartos e lavandaria/rouparia e à inventariação e manutenção dos equipamentos/utensílios;
- Elaborar instrumentos de gestão relativos ao controlo das reservas, das contas de hóspedes, dos custos, da faturação, das vendas utilizando software informático específico;
- Elaborar resultados financeiros e comerciais, através de análise estatísticas e da elaboração de relatórios de follow up;
- Negociar com fornecedores e com empresas de outsourcing, tendo como objetivo a minimização de custos e o controlo de qualidade dos produtos e/ou serviços adquiridos;
- Elaborar planos de objetivos comerciais tendo em consideração estratégias de marketing e vendas;
- Elaborar um plano de marketing de unidades hoteleiras.
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O que é um curso TeSP?
- É um novo tipo de formação superior, com a duração de dois anos que incluem seis meses de estágio numa empresa.
- Confere o Diploma de Técnico Superior Profissional.
- É um curso de Nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações.
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Quando se pode inscrever num curso TeSP?
O período de candidaturas é definido anualmente no Edital do Concurso de Acesso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais.
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Razões para tirar um curso TeSP
- Desenvolver competências técnicas específicas para iniciar uma atividade profissional.
- Adquirir formação de tipo superior e integração imediata numa empresa através de estágio de 6 meses.
- Aumentar a possibilidade de encontrar um emprego, com maior expectativa salarial.
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Destinatários
ACESSO DIRETO SEM REALIZAÇÃO DE PROVA
- Titulares de um curso de ensino secundário profissional de Nível 4.
- Titulares do 12º ano completo ou habilitação legalmente equivalente.
- Titulares de um diploma de especialização tecnológica (CET).
- Titulares de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.
ACESSO COM REALIZAÇÃO DE PROVA
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Propina
650€, podendo ser paga em 10 prestações*.
*Ver Apoios Sociais.
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Ação Social
- Possibilidade de Bolsa de Estudo * que pode ir até 5.261,42 euros, paga em 10 prestações mensais.
(valor mínimo assegura o pagamento da propina na íntegra)
- Fundo de Emergência **
(apoio a fundo perdido na aquisição de refeições, despesas de transporte e despesas de reprografia e material escolar)
- Bolsa de Colaboradores **
(participação remunerada dos estudantes em atividades adequadas do IPCA)
- Alimentação ***
(acesso a refeições a preços sociais)
- Serviços de Saúde ***
(acesso facilitado a consultas de clínica geral no Centro de Saúde de Barcelos e consultas gratuitas no Gabinete de Psicologia do IPCA)
- Serviços de Transporte ***
(serviço exclusivo de autocarro Braga-Campus do IPCA e Campus do IPCA-Braga, a preços sociais)
* qualquer aluno pode candidatar-se a Bolsa de Estudo.
** exclusivo para estudantes em situação de carência económica.
*** disponível para todos os estudantes do IPCA.
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Candidaturas
A candidatura realiza-se através do Portal de Candidaturas.
Se tiver dificuldades em formalizar a sua candidatura, poderá solicitar apoio junto dos Serviços Administrativos dos Polos de Braga e Guimarães, bem como dos Serviços Académicos no Campus do IPCA, em Barcelos, no respetivo horário de atendimento.
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Mais informações
Poderá obter mais informações sobre os CTeSP através dos seguintes contactos:
telefone
Polo de Braga – 253 802 206
Polo de Guimarães – 253 802 208
email
tesp@ipca.pt