Os alunos da Licenciatura em Gestão de Atividades Turísticas, realizaram uma aula de campo, com o objetivos de:
- Identificar o potencial turístico do Rio Cávado entre Areias de Vilar e Barcelos,
- Inventariar atividades com interesse turístico no Rio Cávado,
- Identificar Fauna e Flora com interesse para o turismo
- Identificar o potencial:
– do BIRDWATCHING a partir de embarcações,
– do turismo Cinegético,
– das atividades de recreio e lazer no Rio Cávdo,
– musealização de Engenhos do Rio,
– criação de Fluviário,
– criação de Centro de Interpretação,
– craição de Teleski
– atividades de Rafting e Mergulho,
– de SUP ( Stand UP PADDLE). Entre outras.
Com a colaboração da escola de Mergulho de Barcelos, dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos e da Câmara Municipal de Barcelos, foi possível realizar 5 Breefings, com a explicação detalhada das atividades de limpeza e manutenção do Rio, explicação sobre as espécies de peixes, aves que se encontram no rio, aves de arribação, insetos e repteis bem com informação detalhada sobre a fauna existente.
Acompanharam esta visita o Coordenador Regional das Equipas de mergulho dos Bombeiros Voluntários e coordenador da ação de recuperação do Rio Cávado, Armando Oliveira Carvalho, o senhor Vereador da Câmara Municipal de Barcelos, Dr. José Beleza, O vice-Presidente da Escola de Mergulho, Prof João Pedro Silva e Dr. Rui Carvalho membro da direção da Escola de Mergulho.
Foi possível conhecer os projetos em curso, nomeadamente o que está a ser implementado com as Escolas do Concelho, a criação das bases para o Eco-Parque, já em fase de limpeza e demarcação de percursos, a criação de Parques Merendeiros, a criação de Ancoradouros e zonas de acesso protegido ao Rio.
As imagens que se juntam constituem uma breve demonstração da atividade realizada e que terá continuidade com a aula aberta marcada para o próximo dia 9 de maio, quarta-feira, na Escola de Hotelaria e Turismo no campus do IPCA.