Vânia Costa, docente da ESHT/IPCA, lembrou que a Escola conta com dois cursos de licenciatura na área do turismo, Gestão de Atividades Turísticas e Gestão Hoteleira, sendo que este último curso está a ser lecionado pela primeira vez, tendo preenchido todas as vagas da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso, o que traduz a relevância que a Escola tem alcançado nos últimos anos.
Também a vereadora da Cultura, Turismo e Artesanato, Elisa Braga, salientou estes resultados e dirigindo-se aos “futuros operadores turísticos de Barcelos e da região” parabenizou-os por terem escolhido “estudar numa escola de referência” e numa cidade com tanto potencial turístico e com “todos os ingredientes para ser um concelho de referência a nível ambiental, turístico e económico”.
A ESHT/IPCA tem coordenado vários estudos e trabalhos de investigação de relevo para a região e para o país na área do turismo, nomeadamente, o estudo socioeconómico dos mercados turísticos para o município de Barcelos e o estudo de fundamentação económico-financeira das taxas turísticas para o Município de Guimarães, um estudo de impacto económico e social para o Aeroporto de Lisboa, e, ainda, um projeto internacional no âmbito da sustentabilidade dos destinos turísticos para o desenvolvimento sustentável da região Norte.
Na sessão estiveram também presentes Luís Ferreira (Município de Barcelos), Pedro Gomes (In Barcelos) António Rosas (Vinha dos 9) e Filipe Sousa (Confraria do Galo e Hotel Bagoeira).
Os estudantes realizaram ainda um peddy-paper pela cidade de Barcelos, que contou com o apoio do comércio local. Uma forma divertida de conhecerem um pouco mais a cidade e os seus pontos turísticos e de interagirem com os comerciantes e a população local.